segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Abar, the First Black Superman


Blaxploitation foi um movimento cinematográfico muito interessante, que rendeu clássicos como Superfly, Cofee e Shaft. Como todo movimento uma parcela do que é produzido acaba um tanto quanto esquecida. Não quer dizer que é ruim, ou irrelevante, só não é lembrada, a quantidade de produções soterra uma boa parte delas.

Um filme do blaxploitation que trazia um super herói acabou assim esquecido. Abar, The Firts Black Superman de 1977, trazia para as telas, talvez, o primeiro super herói negro. Num filme de baixo orçamento, de qualidade duvidosa até para os padrões dos filmes mais baratos de blaxploitation um ativista vira guarda costas e por último um super herói. O Dr. Kinkake é rico, muito rico, talvez o mais rido do bairro, seu dinheiro vem de seus experimentos, ele é um cientista. Mas guarde essa informação pra mais tarde.

A família Kinkade muda-se para um bairro rico de brancos, como são negros recebem muita hostilidade dos brancos que moram ali. O que começa com xingamentos evolui para agressões físicas, até chegar ao ponto de decapitarem o gato da família e pendurar na porta. Nisso, e sem lá muito explicação de como, um grupo denominado de FBU de ativistas negros chegam em suas motos. Seu líder é Abar, ele é um ativista, galã e lutador marcial. Sem a necessidade de fazer nada o grupo de arruaceiros foge. As coisas pioram e magicamente Abar reaparece em um caminhão de lixo, ele bate nos dois agressores e os joga no lixo. Aquele caminhão ali precisava servir para alguma coisa. Abar é convencido a trabalhar como segurança da família Kinkade.

Mais alguns ataques e Abar dando mais porrada, mais alguns discursos e mais uns trechos do sonho de Martin Luther King. Jr. Até depois de uma sequencia inexplicável  de sonho com Abar sendo um cowboy. Temos a virada do filme. Um dos bandidos brancos tenta colocar uma bomba na casa dos Kinkade, mas é surpreendido pelo filho da família. O garoto espanta o bandido com uma arma de brinquedo, e tenta parar a fuga no carro com a arma de brinquedo. Ele é atropelado, e de alguma maneira baleado no peito pelo carro. Não estou brincando, um carro passa em cima do garoto e ele fica com uma mancha de sangue no meio do peito.

Cansado e arrasado pela morte do filho, Dr. Kinkade trabalha arduamente para terminar sua fórmula secreta, é é aqui que o filme vira uma doideira. Ele testa a fórmula num coelho, descobrindo que após 3 horas o coelho tornou-se a prova de balas. O filme não fala, mas dá pra se imaginar quantos coelhos foram baleados até o cientista descobrir a coisa das 3 horas. Ele convence Abar a tomar a fórmula atirando no coelho, Abar também atira no coelho. A única conclusão que dá pra se tirar na cena é que quem é a prova de balas é a gaiola e não o coelho, já que os tiros nem fazem buracos na gaiola.

Abar reluta, mas toma a fórmula. Os efeitos são além do esperado. Ele se torna invulnerável, mas também adquire podes mentais inexplicáveis. E essa sequência final do filme é a mais divertida. Ele usa seus poderes para fazerem policiais corruptos lutarem entre si, mas uma prostituta aprender Kung Fu instantaneamente e chutar um cafetão, trombadinha devolver bolsa, pixador repintar muros, transforma o carro do pastor em uma charrete para lhe ensinar humildade e faz garotas negras fumando maconha se formarem na escola, instantaneamente. Depois ele sai controlando animais e o clima, detona com os vizinhos brancos malvados e o filme acaba do nada, Abar vai embora e mais um playback do discurso de Matin Luther King toca enquanto Abar caminha sozinho e os créditos rolam.

O filme é amador em todos os sentidos, mas nem por isso deixa de ser um blaxploitation legítimo. Sem sutileza nenhuma ele expõe os problemas raciais da época. O amadorismo, mas a vontade de fazer valem o filme. Pode se dizer muita coisa de Abar, The First Black Superman, que é um filme de baixíssimo orçamento, com efeitos especiais horrorosos, som dessincronizado e atores amadores que parecem que estão lendo suas falas o tempo todo, cenas ridículas e poderes inexplicáveis num roteiro mais inexplicável ainda, mas não dá pra achar o filme autêntico e divertido.

Abar teve problemas para ser terminado e lançado, como é comum numa produção assim, o dinheiro não deu, o filme (dizem) recebeu dinheiro de cafetão e algumas cenas foram filmadas em um prostíbulo emprestado. Mesmo assim o filme saiu, rolou em um pequeno circuíto de cinemas até acabar esquecido, recebeu uma versão de VHS nos anos 80 com o novo título de In Your Face, Acho que ninguém queria confusão com a DC Comics.

Depois disso o filme só existe em arquivos bem obscuros para baixar, sem legendas ou dublagem e talvez esse seja o único texto em português sobre o filme.

O filme é altamente recomendável para quem se interessa por trash, Blaxploitation, super heróis e história obscura do cinema.

A trilha sonora, seguindo a tradição dos filmes de blaxploitation, é muito boa, mas muito curta, ela repete muito no filme:


trailer



Links:
http://www.blackhorrormovies.com/abarblacksuperman/
http://www.tcm.com/tcmdb/title/560517/Abar-the-First-Black-Superman/articles.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Abar,_the_First_Black_Superman
http://www.badazzmofo.com/2014/04/10/blaxploitation-archive-abar-the-first-black-superman/
https://flightstightsandmovienights.com/2015/02/26/abar-the-first-black-superman/
http://www.imdb.com/title/tt0122116/?ref_=nv_sr_1
http://top-movies.biz/watch_movie/abar-the-first-black-superman/ Se quiser assistir aqui tem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...