terça-feira, 3 de janeiro de 2017

The Rocky Horror Picture Show: Let's Do the Time Warp Again (2016)


Estou atraso, eu sei, desde o dia 21 de outubro que estou pra ver esse filme e escrever sobre ele, até ja tinha desistido de escrever, mas como existe uma única crítica em português e eu discordo bastante dela achei que valia a pena, mesmo com alguns meses de atraso, escrever sobre o filme.

The Rocky Horror Picture Show: Let's Do the Time Warp Again foi um especial da FOX feito para a TV, ele segue o roteiro do excelente e desbundado (no melhor dos sentidos filme original de 1975.

Não vou descrever a trama aqui, não faz sentido, é a mesma do filme original e só faz sentido assistir esse filme novo se você já viu o outro.

Essa versão de 2016 divide opiniões, alguns comparam com o original e se decepcionam, mesmo que muitas críticas negativas ao filme apontem que as músicas estão ótimas, os atores estão ótimos e tudo mais está legal. A grande decepção de muita gente é não ser o Rocky Horror Picture Show dos anos 70, mas pombas, se você quer ver o original, veja o original. Essa nova versão é mais um ode a obra original e a todo seu culto e fãs. Se você encarar com mais um remake ele nem faz muito sentido de existir, para que alguém refilmaria uma obra que continua ganhando fãs e é tão atemporal que não ficou velha? Então encare mais como um cover, acho que seria a melhor definição. Rocky de 2016 não tenta ser o original, ele brinca com isso, é um bando de gente se divertindo e fazendo na TV (com um bom orçamento e grande elenco) o que se já faz a muito tempo, reencenar o filme original. 

Algumas mudanças foram feitas, mas o todo está lá. A primeira mudança é fundir o castelo do primeiro filme ao cinema. Aqui cabe uma explicação: Nos EUA existe o costume dos fãs de assistirem a esse filme em cinemas, geralmente em sessões da meia noite, e durante o filme, repetirem falas, fazerem brincadeiras e interagirem de alguma maneira. Quando o filme transforma o castelo em cinema está fazendo isso, trazendo o público para perto, tentando trazer para a TV a experiência de assistir o filme num cinema. Outras mudanças são necessárias para o tempo da TV, encaixar o público do cinema nas filmagens e algumas atualizações de figurino. Não se pode só copiar o filme, é necessário torná-lo interessante para os fãs.

E esse é o grande ponto aqui, esse é um filme para fãs, se você não conhece o filme original, vá vê-lo, não veja o novo (ainda). Se você não gostou do primeiro nem tente esse. Mesmo entre fãs esse filme divide opiniões. Alguns ficaram decepcionados, outros amaram. Eu estou mais para o segundo grupo, mas não posso me chamar de fã. Faz poucos meses que assisti pela primeira vez o original e adorei. esse funcionou para mim.

E o desbunde? Continua e ainda é tão forte quanto no filme original. Claro, que era chocante para os anos 70 virou (ainda bem) trivial para 2016. Toda a androgenia que devem ter chocado os mais conservadores nos anos 70, chocaram os mais conservadores em 2016, mas prefiro acreditar que o número de conservadores tenha diminuído. 

O filme continua com sua mensagem de amor, paixão, desejos livres e pra todo mundo, sabe toda aquela coisa contra sociedade careta e tal. Num mundo as vezes meio chato com conservadores e progressistas mais radicais fazendo o mesmo discurso contra qualquer sexualização é legal ver algo como Rocky Horror (2016) sexualizando pra qualquer lado e em qualquer combinação que lhe agradar mais.

O elenco está ótimo,  Laverne Cox fez um excelente Dr. Frank-N-Furter, antes interpretado por Tim Curry, que agora faz O Especialista. Laverne canta muito bem, e sua mudança de postura do suave para o agressivo é ótima. Tim Curry é clássico nesse papel, não tem como comparar, mas acredito que o legado está honrado com Laverne Cox assumindo o manto paetês do Dr. Todo o elenco está muito bem, não escutei nenhuma música que me desagradou ou alguém que parecia deslocado ali. No lugar de Meat Loaf está Alam Lambert. Ele está bem no papel, mas eu gostaria de algum músico mais de peso aqui. Não, não vou desmerecer o filme porque ele não fez o que eu queria. Como alguns chatos costumam fazer. 

Se você viu o original e gostou, veja esse, se não viu o original corrija essa falha de caráter e veja. Se você se choca fácil e acha que um pouco de desbunde num musical ira mexer com sua masculinidade, procure alguém para conversar sobre isso. Como o primeiro filme esse deve ter alguns requisitos para ser visto. Veja na melhor resolução possível, se tiver como veja com mais gente, de referência com aquelas que não vão ficar reclamando de bundas ocasionais (de ambos os sexos) e com o som alto, bem alto.  

A trilha sonora está disponível no Spotify:
Como o do filme original também:
 Trailer:


Links:
http://www.imdb.com/title/tt1267299/
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Rocky_Horror_Picture_Show:_Let's_Do_the_Time_Warp_Again
https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/artigos/2016/10/rocky-horror-picture-show-refaz-um-classico-com-o-elenco-certo-mas-as-ideias-erradas
https://www.rottentomatoes.com/m/the_rocky_horror_picture_show_lets_do_the_time_warp_again/
https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2016/oct/20/the-rocky-horror-picture-show-time-warp-review
http://www.hollywoodreporter.com/review/rocky-horror-picture-show-lets-938951
http://www.metacritic.com/tv/the-rocky-horror-picture-show-lets-do-the-time-warp-again
http://www.denofgeek.com/uk/tv/the-rocky-horror-picture-show-lets-do-the-time-warp-again/44751/the-rocky-horror-picture-show-lets-do-the-time-warp-again-review

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...