domingo, 22 de janeiro de 2017

As travessuras de uma Sereia (2016)


Quando decidi escrever sobre cada filme que eu visse que alguém não o tivesse feito em português, nunca imaginei que isso ia acontecer com um filme novo e presente no Netflix, mas, aparentemente, ninguém escreveu uma crítica de As Travessuras de Uma Sereia (2016)

O título original é Mei Ren Yu, em inglês ele saiu com o título The Mermaid, escrito e dirigido por Stephen Chow, aquele mesmo do Kung-Fusão e Shaolin Soccer.

Filmes chineses, geralmente, são difíceis de definir o gênero, é uma mistura de tudo, e as vezes sem tempo pro espectador se preparar para o que vem, e esse leva essa regra ao máximo. Tecnicamente é um  comédia romântica, mas cai para o drama, ação, e até um certo gore com frutos do mar sem nenhum aviso.

Um rico empresário usa sonares para espantar golfinhos de uma costa que ele comprou, mas isso causa muito mal para as sereias que vivem ali, uma delas é mandada para seduzir e assassinar esse empresário, mas é claro que não vai ser simples assim.

Daqui pra baixo SPOILERS!

O filme é sobre Liu Xuan (Chao Deng), um ambicioso empresário que tem uma capacidade quase sobrenatural para tomar decisões de negócios, começou pobre e agora é bilionário (ou trilionário em dinheiro chinês, me perdi no câmbio). Ele compra uma propriedade, uma costa marinha, por uma fortuna, todos acham a ideia idiota, pois o lugar é um santuário de golfinhos e nada pode ser feito com a terra, mas ele tinha instalado sonares que espantou os golfinhos, mas os sonares são tão fortes que faz os bichos explodirem se insistirem em ficar ali. Mas a terra em disputa não é só habitada por golfinhos, existem sereias lá também. As sereias ficaram presas ali, elas não tem como passar pelos sonares, por algum motivo, o filme não explica. Os sonares mataram muitas delas, deixaram outras doentes e a coisa tá toda uma miséria. Mas eles têm planos, matar Liu Xuan.

Para isso escolhem Shan (Yun Lin), uma jovem sereia que entende como viver entre os humanos, ela tem sua nadadeira dividida ao meio, para poder andar, o que parece não doer, sei lá, o filme é meio esquisito quanto a isso. Mas Shan invade uma festa e tenta seduzir Liu Xuan, o que acaba dando certo, ele telefona pra ela, marcam um encontro e aqui a confusão acontece. é claro que Shan irá se apaixonar por Liu Xuan, que na verdade nem é tão mal assim, ele só se perdeu de seu caminho. 

A rival amorosa de Shan é Li ruolan (Yuqi Zhang), ela é mais inescrupulosa que o Liu Xuan, pelo menos da metade do filme pro final é. Ela, secretamente está financiando uma equipe de captura das sereias. 

Shan não consegue assassinar seu amado, que acaba assustado e por isso corre para Li quando descobre que seu amor é uma sereia. Essa ordena o ataque. É nessa parte que o filme vira uma matança de sereias e deixa a parte comédia romântica totalmente de lado, agora que vem o gore e mortes. Entre as serias tem uma velha, que o filme dá a entender ter mais de 200 anos. Ela é sábia e poderosa, usa a água como arma e a coisa mais próximo de Kung Fu que temos nesse filme. Ela espera toda a matança acontecer antes de atacar, tá a cena é legal e tal, mas não deixa de parecer estúpido o fato que ela podia ter derrotado todos em segundos bem antes. 

Shan tenta fugir, é arpoada, seguida e Li a explode com um lança mísseis, nada mal pra uma comédia romântica, ein? Shan não morre, fica encalhada na praia, indefesa e receberá o golpe final pelas mãos de Li, mas é ai que Liu Xuan consegue chegar, ele a resgata e Li atira nele com arpões numa cena que fica bem no meio termo entre o drama e a comédia, mas ele consegue jogar Shan no mar antes de cair. 

O tempo é corrido e descobrimos que Liu Xuan doou toda a sua fortuna para pesquisa e preservação do meio ambiente, ele achou o mais importante na vida, redescobriu seu caminho e Shuan agora é sua esposa, ela sobreviveu, e aparentemente as sereias regeneram suas caudas, a explosão tinha arrancado sua nadadeira parcialmente. 

FIM DOS SPOILERS

A filme é uma bagunça, não é ruim na verdade, é bastante divertido e não tem um segundo de tédio, mas incomoda um pouco em algumas partes. Como a estupidez do roteiro em esperar o momento final para a velha super poderosa fazer alguma coisa, ou as mudanças de caráter dos personagens que só precisam de um frango frito e uma música para mudarem de ideia. 

Mas tudo isso é compensando pelas piadas rápidas, o filme tem tantas piadas, mas tantas que elas se atropelam. O humor chinês me agrada muito, com sua mistura de diálogos e ação pastelão. Aqui não é diferente, a cena de Liu Xuan na polícia é engraçadíssima. O Homem polvo cozinhando seus próprios tentáculos é incomodo, acho que isso é muito chinês, mas é engraçado mesmo assim, o ator, Show Lo, sabe levar a cena só com suas expressões. 

Se você quer um filme bobo e tranquilo, o que parece pelo título, deixe pra outro dia, As travessuras de uma Sereia é um título ruim, dá a impressão de um filme leve e romântico, mas que acaba te jogando na cara ação, gore marinho e até algum drama. Se você gosta dos filmes do  Stephen Chow, vai fundo, esse não fica devendo nada a dever para seus outros títulos, mesmo que não atue nesse. Acredito que pra quem nunca viu um filme chinês esse é palatável, vai estranhar, mas dá pra chegar até o final e se divertir. Claro, sensibilidade e sutileza não são o forte de Chow, é tudo explícito e exagerado, a mensagem ecológica está mais do que obvia e é repetida algumas vezes. Yun Lin está ótima no papel bobo de sereia, é a garota divertida que não aceita convenções, mesmo assim tenta fazer o certo, o que complica tudo no filme, é ela que acaba causando os acontecimentos no filme. 

Trailer: mas não recomendo ver, ele entrega algumas piadas do filme:

O filme está no Netflix e em praticamente qualquer lugar que você procurar.

Links:
http://eriklundegaard.com/item/movie-review-the-mermaid-mei-ren-yu-2016
http://www.imdb.com/title/tt4701660/?ref_=nm_flmg_wr_2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...