sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Séries de TV sobre Um Conto de Natal

Sexta de série  - 52 de 52 -  357 de 366

A Christmas Carol (um Conto de Natal). Uma obra famosa que mesmo quem nunca leu, e acabei de perceber que eu não, conhece de trás pra frente. São tantas adaptações e referências que se pode contar e recontar essa história e todo mundo a reconhece. Charles Dickens era um gênio, sem dúvida e acertou muito nessa ai.

Dickens estava fodido em 1843, tinha dívidas e escreveu um livrinho de natal, menos de um mês, para aproveitar a época e tal. E olha só 150 anos depois ainda falamos disso, todo mundo reconhece os 3 fantasmas de natal. Seja um CGI meio esquisito ou o Tio Patinhas, todo mundo reconhece o Ebenezer Scrooge.

Resumidamente a história é a seguinte: Ebenezer Scrooge  é um homem avarento que odeia o natal, seu empregado, Bob Cratchit, é pobre e é pai de 4 filhos. O mais novo deles, Tim, é bem doente e usa muletas.

Na véspera de Natal, Jacob Marley, sócio falecido de Scrooge o visita e diz que não pode descansar por ter sido uma pessoa ruim em vida, mas Scrooge ainda tem tempo. Então 3 fantasmas (dos natais passados, presente e futuro) o visitam. Cada um mostra, respectivamente um tempo diferente para Scrooge, inclusive sua morte solitária. Ele entende o que deu errado em sua vida e começa a gostar do natal e das pessoas.

A grande sacada de Dickens aqui é a universalização da sua história. O natal na história é o menos importante. Todo mundo se identifica com o Scrooge em algum momento ou com o Tim. Todo mundo tem lembranças boas e ruins, todos estão tentando fazer o seu melhor no presente (ou algo que acreditam ser o melhor e todos temem causar mal e solidão (tá, sei que não é exatamente todo mundo, tem muita gente que gosta de ver outros sofrerem, mas vocês entenderam).

Mas e as séries de TV? Algumas séries já tiveram sua versão de Crhistimas Carol, são menos do que eu imaginei, mas o suficiente para esse texto. Passado, Presente e Futuro aqui são só meramente ilustrativos.

Passado

Quantum Leap (Contra Tempos). Episódio 10 da terceira temporada. Little Miracle.
Eu adoro Quantum Leap, corria desesperadamente da escola para casa para assistir. Eu já escrevi sobre Quantum Leap em 15 de janeiro de 2014 na primeira edição do 365POP.

No episódio A Litle Miracle, 24 de dezembro de 1962. Sam assume o papel de um empregado de um homem rico e solitário. Ele acaba fazendo o papel dos 3 fantasmas levando o Scrooge da vez para seu antigo bairro, vendo as pessoas que estão conectadas a ele de alguma maneira e dá a indicar o seu futuro. Mesmo sendo uma série com o recurso da viagem no tempo, por suas regras rígidas, o recurso nunca é usado. Seria muito piegas tudo isso só para salvar a alma de alguém numa série de TV de 1990, então a disputa toda é sobre salvar o Scrooge (Na série ele tem outro nome) para que ele desista de derrubar um prédio que abriga uma missão humanitária para construir um prédio comercial.

Não é o episódio mais brilhante de Quantum Leap, nem a melhor adaptação de Um Conto de Natal, mas ainda vale para quem gosta da série.

Links:
http://www.imdb.com/title/tt0681099/

O vídeo está com um zoom estranho e 0,25 mais lento (só ajustar) acredito que seja para escapar dos robôs do Youtube. Episódio completo, mas sem legenda.

Presente.

Angry Video Game Nerd - Episódio 38 e 39 - Dezembro de 2007 -  Christmas Carol Part 1 e part 2.
Nessa versão não existem preocupações sociais, nem a família pobre é mencionada, trata-se só da vida e do futuro do Nerd. Na véspera de natal o Nerd está jogando Home Alone 2 do Nintendo que ganhou de Natal, como ele odeia o Natal por só ganhar jogos ruins ele é visitado pelos fantasmas do natal. O primeiro o mostra na infância, essa parte é bem legal, usando vídeos caseiros reais da infância de James Rolf jogando seu Nintendo. No presente ele joga Shaq-Fu do Super Nintendo e no futuro ele joga Nintendo Wii. Tudo faz ele perceber que deve jogar bons jogos e ser uma pessoa boa, mas ele tira Super Mario Bros do Super Nintendo e pega um Virtua Boy. Nada mudou.


Links:

Futuro.

Tá, 2010 já é bem passado, mas a vida é assim.
Doctor Who Especial de Natal de 2010 - A Christimas Story. O Sexto especial de Natal do Doctor Who, da série nova. Uma tradição é um episódio especial de duração maior passar no dia 25 de dezembro. Mesmo em um ano que não tivemos uma temporada de Doctor Who, como este ano, terá um especial de natal.

Nesse especial de 2010, Amy e Rory, agora casados vão em uma viagem de lua de mel em um cruzeiro espacial com mais 4000 passageiros, mas a nave fica presa na atmosfera de um planeta habitado por humanos. A atmosfera desse planeta pode ser controlada por um homem,  Kazran Sardick , que se recusa a salvar a nave, só por ser mal mesmo, ele não lucraria nada com isso. O Doutor é chamado para ajudar e como é incapaz de usar a Tardis para rebocar a nave ele usa a viagem no tempo para fazer o papel do três fantasma dos natais. Um dos melhores especiais de natal de Doctor Who, muito bom até pra quem não conhece a série, tá ficaria perdido um pouco no começo, mas a história é suficientemente universal para ser vista por qualquer um. Aviso: Grande chance de suar pelos olhos.

Essa não está completa no Youtube, mas como é material novo e bastante popular é facilmente encontrável.
Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...