segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Dungeons & Dragons - Tower of Doom e Shadow Over Mystara

Segunda de Games - 48 de 52 - 333 de 366



Dungeons & Dragons causou sua impressão no mundo que não atingiu apenas a galera que rola dados esquisitos e compara resultados em tabelas e fichas enquanto interpretam algum personagem de um mundo inventado. Claro que pra gente que joga RPG (eu incluso) a existência de um D&D foi crucial, mas para quem nunca rolou um D20 a influência também aconteceu.

E nos games essa influência não foi pequena. Se você joga FPS, você está jogando um produto bastante inspirado em D&D. Você pode ler sobre isso nos links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Doom
http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/05/11/alem-do-jogo-a-noite-que-john-romero-fez-um-acordo-com-o-diabo.htm
http://canaldovideogame.blogspot.com.br/2014/04/a-historia-de-doom-parte-2_19.html
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/doom-veja-curiosidades-mais-bizarras-da-historia-do-violento-fps.html
http://www.knowledgeatwharton.com.br/article/um-passeio-com-os-criadores-de-doom-a-lenda-de-dois-programadores-de-video-games/

Mas continuando para o D&D. Diretamente os jogos inspirados em D&D (Leia-se licenciados) também não são poucos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_jogos_baseados_em_Dungeons_%26_Dragons mas aqui vou focar só nos dois que chegaram ao grande público e que tiveram seu começo nos árcades e não nos PCS como costumava ser.

D&D: Tower of  Doom.

O jogo saiu pela Capcom em 1993, com uma licença e temas da TSR. O roteiro do jogo foi escrito e depois convertido para uma aventura tradicional de D&D do universo de Mystara.

Haviam 4 personagens jogáveis. guerreiro, elfo, anão e clérigo. Como nas primeiras versões de D&D não havia uma separação clara de raça e classe. O jogo é um  beat 'em up, bem no estilo já consagrado por Final Fight em 1989. A mecânica do jogo era bastante inovadora, tendo itens variados que mudavam a jogabilidade, caminhos a serem escolhidos, ataques complexos com pulos, defesas e arremessos de armas. O sistema de magia também inovava e seguia exatamente a linha do D&D. Até 4 jogadores simultâneos.

Na república de  Darokin acontecem vários ataques em vilas e cidades, criaturas, das mais variadas causam problemas. Um grupo de aventureiros é contratado para resolver o problema. Mas os ataques escondem algo mais elaborado e sinistro.



https://en.wikipedia.org/wiki/Dungeons_%26_Dragons:_Tower_of_Doom
http://www.gagagames.com.br/?p=21846

D&D: Shadow Over Mystara

O jogo foi lançado em 1996 e foi um dos últimos da era 2D da Capcom. Nesse tudo que tinham acertado no primeiro continua, mas tudo ampliado e melhorado. Mais 2 personagens são possíveis agora, um mago e uma ladra. As habilidades de cada personagem foram ampliadas  e se tornaram mais individualizadas. A customização, incomum em arcades, é uma constante. As bifurcações do primeiro estão presentes, com múltiplos caminhos que até mudam de acordo com o tempo e personagem que se está jogando, itens escondidos e chefes de fase e monstros mais detalhados. É um dos melhores  beat 'em up já feitos.

Depois de derrotar ARch, um lich no Tower of  Doom, os personagens descobrem que ele também trabalhava para alguém, e descobrem que esse alguém é uma poderosa mulher chamada Synn, mas ainda existe outro plotwist ai.


Links:
https://en.wikipedia.org/wiki/Dungeons_%26_Dragons:_Shadow_over_Mystara
http://www.baudejogos.net/jogo.php?id=2080
http://www.arcade-museum.com/game_detail.php?game_id=7667
http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/VideoGame/DungeonsAndDragonsChroniclesOfMystara?from=Main.DungeonsAndDragonsShadowOverMystara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...