quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vídeo Cassete

Quinta de generalidades - 29 de 52 - 203 de 366

Lançado pela Sony, e depois seguido pelo Betamax da Sony, e superado pelo VHS da JVC (e é esse todos nós conhecemos) o Vídeo Cassete VCR (Vídeo Cassete Record) virou um sonho de consumo nos anos 80, pelos aqui, nos EUA já era coisa que todo mundo tinha, ele vem lá dos anos 70, e um trambolho inútil em lojas de tranqueiras usadas. Sò aínda usado por colecionadores e aqueles caras que cobram 30 reais pra passar seu VHS de formatura para um DVD. Acredite, você vai continuar não assistindo aquilo.

Quando os primeiros vídeo cassestes chegaram ao Brasil, em meados dos anos 80, eles custavam uma fortuna, mas a capacidade de gravar e alugar um filme, poder vê-lo a qualquer hora valia a pena. Perceba, leitor (até parece que tem leitor isso aqui) que até então não existia nenhuma maneira do espectador escolher o que ele queria ver, na hora que ele queria. Hoje é padrão, compramos, baixamos e assinamos serviços que nos permitem assistir qualquer coisa a qualquer hora. Isso é tão banal que nem pensamos que poucos anos atrás isso era até inimaginável.

Mas voltando, era caro pra cassette cacete, o jeito acabou sendo os consórcios. As locadoras acabavam fazendo isso. Uma vez por mês, todos ima lá ver o sorteio, alguém saia premiado e levava o aparelho pra casa. De vez em quando o sorteio era cancelado, tinham pego o contrabandista e o vídeo cassete na fronteira Brasil-Paraguai. A vida era assim nos anos 80. A polícia federal estragou o natal de muita criança.

Fitas novas virgem eram absurdamente caras, e as fitas com filmes originais eram uma fortuna. Nessa época eram comuns as locadoras terem filmes piratas, as vezes o acervo todo. Com o tempo a fiscalização ficou bastante efetiva, e essas fitas piratas foram vendidas para a galera que ia lá alugar filme. Uma parte era usada como fita para gravação de programas de TV. Por muito tempo essas fitas foram meus backups.

Mas veio o DVD, com qualidade maior, o que só notamos de verdade com as tvs de LCD, e a cada tantos anos a qualidade de vídeo muda.

É interessante como as fitas de áudio tem seu valor nostálgico, as as fitas de vídeo simplesmente meh, ninguém liga muito. As locadoras são lembradas, mas não as fitas em si.

E se você precisa muito de um vídeo cassete, corra! A última empresa que os fabrica no mundo já disse que vai parar também.

  Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Videocassete
https://pt.wikipedia.org/wiki/Video_Home_System

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...