sábado, 16 de abril de 2016

The Secret of Nimh

Sábado de desenhos animados - 16 de 52 - 107 de 366

Os longas animados para crianças dos anos 80 tendiam a ser bastante assustadores, quase um contraponto com toda a preocupação que se tinha com a TV na mesma época.

Um desses desenhos, A Ratinha Valente (the secret of nimh, 1982) dirigido pelo genial Don Bluth seguia essa regra, dá pra dar pesadelos nas crianças, e nem precisa muito. Mas, muito além disso é uma excelente história com uma linda animação.

Luz e sombra são brilhantemente explorados, alguns cenários poderiam estar em quadros e movimentação dos personagens é muito boa.

A história é sobre a necessidade da rata Senhora Brisby mover sua casa, um bloco de concreto, com seus filhotes dentro para uma nova área segura e conseguir remédios para um dos filhos doente, que não aguentaria a viagem.

Ela não tem escolha, precisa ir onde os ratos não vão, falar com os ratos sábios, e mais que isso é spoiler.

Eu vi essa animação pela primeira vez quando era criança, mais ou menos em 86 ou 87, aluguei em VHS. Revi ano passado e posso afirmar que continua excelente. Talvez para o padrão de hoje a história não seja tão dinâmica, existem bastante diálogos e nem todos tem gags, em alguns momentos tudo fica bastante sombrio e pode assustar uma audiência muito jovem, mas é indicado para fãs de animação, saudosistas ou só para quem quer ver uma boa animação.



Links:
http://www.imdb.com/title/tt0084649/
https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Secret_of_NIMH
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Secret_of_NIMH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...