quinta-feira, 31 de março de 2016

Mai, a garota sensitiva

Quarta feira de generalidades -13 de 52 - 91 de 366.

Lá no início dos anos 90 (no mundo pré Cavaleiros do Zodíaco) , os mangás eram bastante raros nas bancas.Havia Akira, pra quem tinha muito dinheiro (pela Editora Globo) e Lobo Solitário (de uma bagunça de editoras, um mangá pra quem era mais velho (um tipo de Conan japonês [sim, era assim que alguns descreviam na época{a mesma galera que hoje está na casa dos 50 anos e que chama Conan de Conão}]). A série foi lançada aqui em 1992.

Esse mercado em que as séries japonesas da década anterior tinham afundado qualquer coisa do oriente como "coisa de criança" a Abril Jovem tentou engatinhar no mercado de mangás. Sua primeira tentativa foi uma série fechada, aqui lançada em 8 volumes chamada de Mai, A Garota Sensitiva (no original Mai, 1987-1989).

A série não foi um grande sucesso, dois fatores corroboraram para a revista dar aquela encalhada.
1- Preço: Mai era em preto e branco e foi vendida em um preço bem mais elevado que os formatinhos de 80 páginas ou as Conan P&B grandonas.

2- Falta de apelo com o público: Mesmo que Mai seja uma excelente história e bastante famosa na época no Japão e nos EUA, aqui ninguém sabia o que era isso, e pelo fato da protagonista ser uma menina de 14 anos e não um super herói convencional era difícil alguém se arriscar a gastar com isso.

Mai é uma garota de 14 anos que descobre que tem poderes psíquicos, infelizmente organizações secretas também descobrem e resolvem usar a menina para seus fins. Uma história de perseguição, fuga, suspense e  drama. Ação bastante rápida e desenhos muito bonitos de Ryoichi Ikegami e roteiro de Kazuya Kudo.

Eu adquiri minha coleção num dos pacotões de desencalhe da Abril Jovem. Eles colocavam tudo num saco e te vendiam num valor bastante reduzido. Isso foi em 1993 ou 1994, não sei. Li os 8 volumes sem consegui parar, eu disse que a história é excelente, e eu nunca tinha lido nada parecido.

Existe uma tentativa de Tim Burton de adaptar esse mangá para o cinema desde os anos 90, a última notícia sobre o filme dizendo: Agora Vai! Foi em 2010, e como pode se notar, não foi.

Hoje pode parecer um pouco antiquado, mas vale sentar e ler. No ML dá pra se achar por uns 150 reais a coleção toda, o que não é exatamente barato, mas está longe de ser um absurdo. E é claro, na banca do Paulo Coelho sai de graça.

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mai_%28mang%C3%A1%29
https://www.lambiek.net/artists/i/ikegami_ryoichi.htm
http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/mai-a-garota-sensitiva/mai0301
http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/tim-burton-vai-adaptar-manga-mai-a-garota-psiquica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...