quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mascotes do Windows

Quinta feira é dia de generalidades - 7 de 52 - 49 de 366

Talvez uma das coisas mais odiadas que a Microsoft já vez, e olha que Windows ME e Windows Vista são páreos duros, foi o assistente do word, sua encarnação mais famosa é o clippy.

A ideia era tornar a interface do Office mais humana. Uma criaturinha animada iria aparecer, ajudar com uma dica ou dúvida e o usuário ficaria feliz com a ajuda. Na teoria era isso. Na prática era uma animação que pesava demais, recursos gráficos nos anos 90 eram limitados e ninguém queria gastá-los com a porcaria de um clipe de papel com cara de pidão que além de tudo chegava batendo no monitor e fazendo um ruído irritante. Se ainda hoje pensamos duas vezes antes de abrir a ajuda por causa da sua demora em carregar e de muitas vezes não ajudar em nada, era bem pior quando tinha um clipizinho besta olhando pra você. E além de tudo a desgraça era pro ativa, as vezes vinha sem ser chamado.

Mas logo que se instalava um Office 97 era normal achar o treco engraçadinho por 5 minutos e se brincar de ver os outros assistentes que vinham junto. Eles eram:


  • Clip: O personagem é um fio metálico em cima de uma folha de papel.
  • Pingo: Tem a forma de uma bola, mas ao animar ele pode adquirir outras formas.
  • F1: Diz ser que ele é da série 300/M, ele é um robô.
  • Gênio: O gênio é um homem idoso.
  • Office Logo: Ele é uma espécie de quadrado que pisca as suas cores.
  • Natureza: Parece um planeta.
  • Mimi: Ela é uma gata bonitinha.
  • Rex O Rex é um cachorro.
E é claro, isso acabou descontinuado, só durou até a versão 2003 e até hoje é motivo de críticas e piadas. O Clippy foi mais uma tentativa de usar o Bob pra alguma coisa.

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Assistente_do_Microsoft_Office
https://en.wikipedia.org/wiki/Office_Assistant
https://www.smore.com/clippy-js

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...