quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Corrida dos Idiotas


Maniqueísmo é uma coisa até legal nas hqs que eu leio, ou naqueles filmes do Errol Flynn. É legal ver um vilão muito do mal apanhando do herói incorruptível. Mas maniqueísmo é como magia, ótimos na ficção, mas sem espaço no mundo real.

Algumas discussões bem idiotas que tenho presenciado apoiam-se na ideia que existe o bem e o mal na política. Não discordo de que as pessoas tenham suas convicções políticas, e mesmo quando discordo da opinião defendo o direito a tê-la e expressá-la.

Essa discussão política que parece a briga das torcidas do Bumba meu Boi é extremamente cansativa, além de perigosa, e acima de tudo hipócrita. Defender seu lado justifica tudo. Até não ter lido um livro.

Eis o caso:

Alexandre Frota, aquele ator lá, soltou um vídeo defendendo Bolsonaro pra presidente. Frota é um idiota, Bolsonaro é outro idiota, não compartilho com a opinião, por isso mesmo nem linkei o vídeo aqui.

Num determinado ponto do vídeo, esta é a parte que realmente importa pra essa história toda, Frota critica a educação baseada em Paulo Freire. Ok, não sou grande fã do Freire também, nãopelos motivos que o Frota disse no vídeo, aquilo parece muito vago e teoria da conspiração pra mim.

Eis que um colega de faculdade, não revelarei quem, escreve criticando o Frota, até aí tudo bem e defendendo o Paulo Freire. Até aí tudo bem também. O problema é que eu conheço o cara em questão, e garanto que ele não chegou nem perto dos malditos livros do Freire (acho que de livro nenhum). Eu li aqueles malditos livros do Freire, eu poderia escrever críticas, não muito profundas admito, mas que teriam alguma base de defesa teórica. Claro que eu seria massacrado, e nem quero isso.

O caso todo é, Frota ataca Freire, pelos argumentos no achismo, e o tal colega de faculdade o defende, no achismo também, simplesmente por Freire ser Garantido e frota ser Caprichoso.

A promotoria encerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...