quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Músicas do Mundo - Angola


Angola fica na costa ocidental africana, foi colônia portuguesa, por isso, provavelmente, você já ouviu falar dela em alguma reportagem sobre língua portuguesa, descobrimento do Brasil ou qualquer coisa que o valha. Foi colônia, se libertou na porrada, entrou em porradas internas, acabou e começou de novo. É um lugar complicado politicamente.

Mas indo ao que interessa, a música pop.

Como a política angolana,  as influências musicais também são. A música angolana vai sofre influência de todo lugar, tanto durante seu longo período colonial, como depois da independência, até aí nenhuma novidade, praticamente todo lugar é assim. A música folk mais comum é o semba, (não, não escrevi errado [pesquisa aí]). Dos estilos modernos temos o quizomba e o kuduro (não é exatamente aquele da novela, é mais complicado que isso).

Eduardo Paím é um dos artistas mais conhecidos de Kizomba, ele fez bastante sucesso nos anos 80 e 90, inclusive em Portugal. Ele começou a carreira em 1979 e continua por aí.

Os Irmãos Verdade são outro grupo de Kizomba, Os irmãos verdade eram dançarinos em outras bandas, resolveram fazer o som próprio e estão aí desde 1993, com uma porrada de discos.

 
E na Angola só tem ritmo dançante com tecladinho? Não, pelo contrário, tem rock, tem punk e tem heavy metal. O Neblina. Formada em 2000, com um único disco gravado em 2006 e com esse clip aí:

Mais Heavy Metal com Dor Fantasma, uma banda relativamente ressente do novo cenário do rock angolano.

 
PAra mais rock em Angola: http://rockluanda.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...