quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O fim do 365POP e um monte de finais de séries.


365 posts sobre o passado e não tem jeito melhor de acabar do que no fim, explico, melhor acabar com os finais de séries, aquele momento polêmico em que um show de TV encerra (as vezes não) uma história e você fica satisfeito, carente ou simplesmente diz: que porra foi essa?


Ter um final obrigatório é algo relativamente novo, muitas séries no passado simplesmente paravam, a história não tinha grande continuidade, então nem a morte de um grande vilão era possível, ou um casamento, ou um nascimento, nada! O Status quo mantido até as ultimas consequências.


Este é o caso de Um amor de família (Marry With Childrens), Esquadrão Classe A (The A Team), entre outros, e também tem aqueles finais que foram cedo demais, a história nem estava engrenando ainda e pum, cancelamento, esse, infelizmente, é o final mais comum, sempre foi e continua sendo. O mercado de séries é competitivo, caiu a audiência, corta e mata. Esse foi o final de Pushing Daisies. Caverna do Dragão (sim, nada de céu e inferno, falarei disso mais abaixo), também foi o caso de muito projeto de 13 episódios, como The Dresden Files, Bar Karma e Alphas.

Os finais interessantes são aqueles que realmente fecham uma história e é desse que vamos falar aqui.

Alguns são bons, outros são controversos, outros, simplesmente, ficamos felizes por aquela merda ter acabado (alguém pensou em Heroes?)

SPOLIERS, muitos SPOILERS!


Dexter:
A série vinha decaindo e teve um final pior ainda do que o esperado, conseguiu decepcionar mesmo pra quem não esperava nada. É inacreditável a quantidade de burrices que um serial killer que nunca é pego é capaz de fazer.

Claro, matar uma personagem importante como a Deby Morgan da maneira mais besta do mundo, seu irmão se livra do corpo dela, sem motivos aparentes e finge a própria morte em uma cena sofrível e clichê, e é claro, deixa seu filho, Harrison, com uma serial killer procurada. Porra! deixa lá na casa da vó, cacete!

 
 Battlestar Galactica (2003):

Esse é um final que divide opiniões. Depois da procura por Kobol não sair como o esperado e de causar uma guerra civiel entre os cilônios, os poucos humanos restantes chegam na Terra, sim, nessa Terra, e encontram homens primitivos cuidando de suas vidas. Eles resolvem ficar, se livram das naves e tornam-se parte do nosso DNA, da maneira tradicional, inclusive os cilônios. O mistério de Starbuck simplesmente faz puff, junto com a mesma, e o Almirante Adama tem um ultimo voo com sua amada. E outro mistério, as versões mentais de Gaius Baltar e da   número 6 são anjos, ou algo assim. Tá, é um final legal, épico, mas que deixa um gosto ruim na boca.

 
Heroes:

 Essa já estava tão complicada e tão zoada que o final nem foi tão ruim assim, foi mais ou menos como quando o dentista termina, você sente dor, está desconfortável, mas aliviado de que tenha acabado e só daqui um bom tempo vai ter que voltar. O final foi mediano, com uma luta idiota no circo e com a revelação pro mundo que existe gente com super poderes. Tá, agora tá todo mundo olhando, aquelas lutas no meio de Nova York ninguém viu? Foi um final ruim, mas não tão ruim como a série até aquele ponto.
 
Não achei nenhum bom vídeo sobre o final.
 
House M.D.:

Final que dividiu opiniões. Ele se envolve em problemas e voltará para a cadeia, nem é por muito tempo, mas deixará o Wilson morrer sozinho. House finge a própria morte, de um jeito um tiquinho besta e corrido e passa a brincar pelo mundo com o Wilson por alguns meses, mas essa parte a série não mostra, ficamos só com a cena deles se divertindo. Dividiu opiniões, foi um pouco corrido, mas foi trabalhado durante algum tempo e pouquíssimos assuntos pendentes foram deixados de lado.
 
https://www.youtube.com/watch?v=YNItTdqGYZo a incorporação foi desativada, então clica no link se não tem medo de spoiler.
 
Dollhouse:

Final excelente, muito cyber punk e tudo muito bem fechado, mas ninguém assistia isso, até onde sei, só eu então, adiante.
 
Cowboy Bebop:

 Final lindo, lindo mesmo, com um dos duelos mais legais de um anime. E é claro, vingança! Recomendo não ver este vídeo e sim ver a série toda, é muito boa e nem muito longa. Se já viu, veja o vídeo, é bem legal de verer esse final. E que música! Tpá, tá em inglês, mas não to com saco de procurar em japonês.

 
Babylon 5:

Eu sou fanático por essa série, e esse final é dos mais complicados, na verdade são alguns finais, mais ou menos como em Senhor dos Anéis. Muito em Babylon 5 foi inspirado no Tolkien (ahh, essa você não sabia né?) e sendo assim, muitos finais. O universo é salvo pelo Sheridan, Shadows e Vorlons vão para o infinito, uma temporada depois a Terra é salva, como o condado no fim do livro do Senhor dos Anéis. Sheridan vive por mais 20 anos, ele tinha sido ressuscitado, como Gandalf, com direito a buraco e tudo. E vai para a luz. E a Babylon 5 é implodida, ela não está mais funcionando faz alguns anos.   É de soar pelos olhos.

 
Lost:

Outro final complicado. Na verdade foi bem simples, todos os mistérios não tem importância, os números nem significavam nada e o cão salva o dia, e Hurley é o novo homem no comando. Esse não decepcionou por ser um final ruim em sí, na verdade é um episódio bem legal, o problema é que a série prometeu muito e não cumpriu. Ah e já estavam todos mortos em um universo atemporal, mas bastante confuso.

 
Alf:

Esse final é dos mais tristes e estranhos. Alf vai com o governo, ele passou todos os episódios se escondendo, e por fim, ele é capturado, em um quase resgate de Melmackanos remanescentes, mas o exérico chega primeiro e ele é capturado! S´´erio, é do nada, parece que tudo vai bem e dá errado no, literalmente, último minuto.


 
3rd Rock From the Sun:

Depois do fim abrupto da missão na Terra, os aliens da família Solomon voltam para a casa. Um final um tanto triste, eles deixam a Terra que amam tanto e laços rompidos. Dick Solomon apaga a mente de Mary Albright, para que ela não sofra ao lembrar dele, mas isso nem faz sentido, outras pessoas lembrarão dele, ok, mesmo assim é um bom final para uma excelente serie.

 
Seinfeld:

E depois de uma série sobre o nada, Seinfeld acaba com todos sendo presos por um ano pela nova lei da solidariedade, o ultimo episódio é um recap de depoimentos de personagens que sofreram nas mãos do grupo, e não foram poucos. acaba com todos na cadeia, e um show de Seinfeld na cadeia.

 
 
Liga da Justiça Sem Limites:
 
A sequencia de Liga da Justiça, que segue o mesmo padrão de desenho desenvolvido num dos melhores desenhos do Batman, a série era fantástica, com heróis da DC aparecendo aos montes, cada final de temporada foi mais legal que o anterior, e o episódio final foi simplesmente fantástico.  
 
Darkside estava prestes a matar Superman e dominar a Terra, Luthor, que tinha ido dar uma voltinha com um cara misterioso (Metron) reaparece  cheio de pompa e diz para Darkside "Eu tenho tudo que você sempre quis". E ambos desaparecem em um halo de energia. O que Luthor carregava era a euqção anti-vida.
Infelizmente não achei um vídeo desse momento

 
 
Capitão Power e o Soldados do Futuro:
 
Depois de quase conseguir a vitória a base do grupo rebelde contra as máquinas é invadida, e Jeniffer se suicida explodindo a base com o robô inimigo dentro, mas antes ela apanha pra cacete, e se despede do grupo por uma vídeo ligação. O grupo lembra dos momentos, o capitão se despede de seu amor e a série acaba assim, sem vingança, sem os humanos ganharem.


Mas e Caverna do Dragão?
 
O ultimo episodio que foi ao ar  foi névoa da escuridão, ele é o episódio 27, e faz parte da terceira temporada. Nesse episódio eles nem tentam voltar para casa, mas no final, nos últimos 15 segundos o Mestre dos magos fala do Mago Crim, que pode leva-los para casa.

E aquele ultimo episódio de céu e inferno, anjos e demônios? Bobagem, pura e simplesmente. Caverna do Dragão é inspirado no RPG Dungeons & Dragons, que é o seu título em inglês. E sempre o RPG levou a fama de ser do demônio, do cramunhão, do Sem gracejo, do Mochila de Crança... bom, vocês entenderam. E outra tradição é o final "estavam todos mortos" que é bem raro, mas na cultura pop está sempre presente. Junte tudo, coloque popularidade, falta de informação e você tem uma das lendas urbanas mais duradouras sobre um desenho.
 
O final, que se chamaria Réquiem, chegou a ser roteirizado, mas nunca foi produzido. Nesse link (do excelente blog do Nerd Pai) você pode ler a versão brasileira em quadrinhos do roteiro e pode ver  uma entrevista de  Michael Reaves, o roteirista de Caverna do Dragão.
E pra quem quiser ler uma tradução do roteiro AQUI
 
E foram 365 postagens. Foi bem divertido, aprendi muita coisa e lembrei de tantas outras. Se acompanhou, agradeço pela companhia, se ainda não o fez pode ver todas as postagens aqui: http://pararobo.blogspot.com.br/p/2014-360.html e amanhã começo um novo projeto: Músicas do Mundo: http://pararobo.blogspot.com.br/2014/12/projeto-2015-musicas-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...