quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

MUD


Lá no final do anos 90 e ou começo de 2000 eu lembro de comentar com uma amiga: Imagina se MUD tivesse gráficos? Nos dias atuais é difícil de achar alguém que acredite que o avô do World of Warcraft e do... ah de qualquer outro MMORPG era uma página de texto interativo com gente LENDO a descrição dos cenários e dos monstros.

Isso é MUD - Multi User Dungeon (as vezes Dimension ou Domain). Páginas de texto, com monstros caminhos e muita gente interagindo, muitas vezes apenas em inglês. E nós jogávamos isso! Era assim, você lia, decidia a direção e digitava, pois é, escrevia o que queria, clicar não era uma opção. Se você pensou "que lixo!" e gosta dos seus MMOs, lembre-se: Sem essa galera escrevendo textos interativos em suas garagens e universidades não teria o seu WOW hoje em dia. Esse é o começo de tudo.

O que me surpreendeu é descobrir que tem gente jogando MUD hoje em dia, e não são poucos, as páginas de indexação e bancos de dados sobre o assunto são bem abundantes, até em português tem. Estou pensando seriamente em fazer um cadastro e digitar uns golpes de espadas por aí.

Alguns que achei por ai:
http://mud.valinor.com.br/
http://www.topmudsites.com/
http://www.arkadiamud.com.br/articles.php?article_id=1

Links:
http://mundojepo.blogspot.com.br/2010/07/mud-multi-user-dungeon.html
http://blogdotakemura.blogspot.com.br/2011/03/mud-jogos-de-rpg-online-em-modo-texto.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multi-user_dungeon


Esse já é avançado, tem até mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...