quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Mago da Velocidade e do Tempo


 

Lá pelo início dos anos 90, em algum sábado, estava eu na já há bastante tempo falecida MAC Vídeo. Não se tinha, nessa época, muita informação sobre os filmes. Os principais saiam nas revistas, os mais principais ainda eram comentados em jornais e na TV. Mas nessa época, o mercado de vídeos e as locadoras usavam e abusavam dos filmes obscuros de licenciamento de baixo custo. O que causava uma enxurrada de filmes de baixo orçamento nas locadoras. Pra quem alugava um filminho de vez em quando, essas produções podiam não passar de gordura entre Rambo e Guerra nas Estrelas. Mas para aqueles, que como eu, batiam o ponto todo sábado de manhã na locadora os filmes de baixo orçamento eram a regra, e não a exceção.

E nesse tal sábado aluguei O Mago da Velocidade e do Tempo. (The Wizard of Speed and Time, 1988). É um filme feito que praticamente todo por Mike Jittlove, um produtor de efeitos especiais e animações. Mike é o personagem principal, diretor, roteirista, montador e animador. Tudo é feito por ele. O filme levou uns 5 anos pra ficar pronto. Uma simpática produção de baixo orçamento.

A trama do Mago da Velocidade e do Tempo é sobre um produtor de efeitos especiais que quer fazer um filme, ele acaba sofrendo para conseguir por estar no fogo cruzado entre dois produtores. Falando assim parece mais um filme de meta linguagem, mais cinema sobre cinema. No geral gosto desse tipo de filme, e tendem a render ótimas histórias. O Mago é mais que isso. É a história clássica do underdog, daquele cara que não tem nada, enfrenta forças além de sua capacidade, mas triunfa por fazer o que acredita. Todo mundo gosta de histórias assim, é fácil de se identificar. Também é um filme com um senso de humor bastante sutil, tiradas cômicas inteligentes e referências... muitas referências à cultura pop e à indústria do cinema.

E esse filme saiu de um corta de mesmo nome de 1978, uma das produções de Jiitlove para a Disney. Ele é meio que um gênio pré computação gráfica. Isso aparece muito no Mago (nos dois na verdade).

É um filme que adorei na primeira vez que vi, e revi muitas vezes, rebobinei e vi de novo, mas na época, quando tentava falar para alguém o que  gostei no filme, não sabia dizer. Mas sabia que era bom.

Um tanto datado, impressionante ainda, principalmente a sequência final com o tal mago, mas para uma audiência acostumada com 1080p e computação gráfica pode ser difícil de digerir.

Infelizmente este filme ficou enterrado lá no VHS, mesmo nos EUA. Pode ser baixado e até assistido inteiro no youtube, mas é vhsrip, exige-se um certo esforço para ver.

Um filme que nunca esqueci, recomendo muito.

Trailer do filme:

Review de MUD2MMO

Filme Completo

curta original de 1978


Links:
http://www.animation-animagic.com/colunas.aspx?idConteudo=147
http://www.hardmob.com.br/cinema-musica-televisao-and-quadrinhos/287475-mago-da-velocidade-do.html
http://www.imdb.com/title/tt0081766/

Um comentário:

  1. Baixei a alguns anos do stagevu, sem legendas. É Uma pena, mas deu pra matar a saudade da animação stop motion incrível que ele fez. http://stagevu.com/video/cuutfarmlxna

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...