sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Fiscais do Sarney


Minha postura em relação dessa briga toda de esquerda e direita é a mais alienada e leviana possível, pelo menos minha postura na internet. Não que eu não acompanhe e entenda do assunto, só não quero falar/escrever sobre ele.

Mas as memórias da cultura POP incluem política e economia, e nada mais pop do que um fiscal do Sarney.

No plano curzado, durante o mandato do Presidente Sarney, um dos muitos desastrosos planos para segurar a inflação foi o congelamento. Naquelaa época tinha um talde SUNAB, era o órgão responsável pelo controle do congelamento, mas era meio dúzia de gato pingado e milhares de supermercados.

A medida foi criar uma comoção civil, criou-se a figura do fiscal do Sarney, a população foi convocada a colocar uma camiseta e um bottom e sair por aí conferindo preços. Como o tal presidente aparecia muito em pronunciamentos, a mídia adorou o circo, dava audiência. Senhoras e senhores (ou melhor, Brasileiros! E brasileira!) tinham o poder, algum controle sobre o monstro da inflação, tá, não tinham, mas acharam que tinham, e isso era suficientemente bom para época. Essa coisa toda foi no inicio de 1986, durou até outubro, quando desandou.

Claro, como todos os outros planos meh de controle da inflação esse também fracassou.

Links:
http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/coberturas/plano-cruzado/fiscais-do-sarney.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/historia-1985.shtml

Um vídeo com reportagem da época

 
Os 15 minutos de fama de Omar Marczynski. O mais famoso fiscal do Sarney.

E um quadro dos trabalhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...