terça-feira, 8 de julho de 2014

Dartagnan e os Três Mosqueteiros


Um desenho que eu gostava muito, um tanto esquecido (tá, mais de 30 anos é pra se esquecer um desenho animado de um cachorro falante), a galera dos animês costumam preservar muito a sua memória. Eles usam, desde sempre, a internet pra coletar, manter e distribuir informações, mas esse animê passou batido. Tudo bem, ele parece desenho europeu, eu só descobri que era japonês pela pesquisa.

Outro motivo que pode ter levado ao esquecimento desse animê é que ele era uma co-produção da Nippon Animation e a BRB Internacional.

A história, como você pode imaginar pelo título, é uma adaptação do livro de Alexandre Dumas para o desenho animado, e com animais (WTF!?). A produção teve 26 episódios, um sucesso meh no Japão, mas foi muito popular nos países de língua latina na América e Europa. Teve até uma continuação safada feita apenas pela BRB (bota safada nisso). O título original é Wan Wan Sanjushi.

O desenho é bom?

Na época eu adorava, corria para assistir, mas estamos falando dos meus 5 a 7 anos de idade. O desenho passou em 1984 na Manchete no Clube da Criança (na época da Xuxa) e depois em outros programas da emissora, até sumir de vez em 1986. Chegou a ter um longa (uma montagem de episódios) lançada em VHS e DVD.

E Hoje em dia?
 Vou descobrir isso agora, admito que este está me preocupando, Dartangnan foi um desenho muito importante na minha infância, então vou dar play e daqui 23 minutos continuo este post.

23 minutos depois.

A abertura é gigante, quase 2 minutos. Os cenários pintados são bem bonitos, porém estáticos. Os personagens são engraçadinhos, o desenho não é ruim, apesar de serem simples. O grande problema é que os cenários e os personagens parecem não encaixar perfeitamente. A animação é lenta e pouco movimentada, não chegando a atrapalhar, mas também não é nenhum primor. As cores são bem legais.

A história é lenta, muito lenta e infantil, meio pastelão. Aquele drama todo, insinuações e violência comuns aos animês não aparecem aqui. Não é ruim, não destruiu a minha infância, mas era exatamente o que deveria ser, um desenho para crianças. Se você tem saudades, veja como vi, sem erro, como entretenimento atual... bom, serve para filhos e sobrinhos de 5 anos.

Abertura e final:




Primeiro episódio (dublado PT-BR)



Links:
http://www.jbox.com.br/materias/dartagnan-e-os-tres-mosqueteiros/
http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=1307
http://filmow.com/dartagnan-e-os-tres-mosqueteiros-t41113/
http://paixaoporlivros-vick.blogspot.com.br/2009/12/filme-dartagnan-e-os-3-mosqueteiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...