domingo, 15 de junho de 2014

Locadoras de Vídeo Game


Desapareceu, acabou e ninguém falou mais delas.

As locadoras especializadas em vídeo games começaram e acabaram nos anos 90, algumas chegaram aos 2000, mas a maior parte morreu antes de 2000.

Na época do Atari, algumas locadoras já alugavam cartuchos, mas eram locadoras de filmes, que tinham um cantinho para os games. Com o Nintendo e Master System a coisa começou a crescer, e com Mega Drive e Super Nintendo a coisa explodiu de vez.

Era muito caro ter um vídeo game de 16 bits, principalmente, Super Nintendo, que demorou muito para ser fabricado aqui, dependia de importações não exatamente legais e caminhos tortuosos. Isso gerou um fenômeno interessante da época, o jogar na locadora.

O dono da locadora botava tvs enfileiradas, ligava super nintendos nessas tvs, e alugava por hora. Alguns odiavam trocar de jogos, outros nem ligavam. Street Fighter II reinava nesses jogos. Uma galera mais alternativa jogava Fatal Fury, e quando apareceu Mortal Kombat para os consoles caseiros ele tornou-se muito popular.

Eu ninca joguei muito em locadoras, o tipo de galera que ia nesses lugares é o tipo de galera que batia em gente como eu na escola. Quando fui, fui em dia de semana (eu e meu irmão), ou em galeras bem grandes (mas aí era mais ver jogar do que jogar mesmo).

Outra coisa era alugar os jogos, alugava-se no sábado de manhã, ou sexta a noite (se o cara da locadora fosse legal) e devolvia-se na segunda de manhã. pagava-se na devolução ou se tinha conta.
Pensava nessa época com saudosismo quando comecei esse texto, parecia a era de ouro. Pensando bem, era uma bela duma merda.

O número de cartuchos piratas ou com defeitos era enorme, quase todo dono de locadora roubava nas contas, ou inventava muitas absurdas. A galera que ia não era gente boa. Uma boa parte dos jogos era uma merda sem tamanho, esperava a semana toda pra alugar um cartucho, e o jogo era horroroso. (não tinha como ver o jogo antes, só nas fotinhos das revistas ou na caixinha na locadora).

Locadoras de games, já foram tarde.


 http://velhonoob.blogspot.com.br/2012/09/saudade-das-locadoras.html
http://www.gagagames.com.br/?p=23205

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...