sábado, 5 de abril de 2014

Scooby Doo Where Are You!


Original, esse é um conceito bem complicado quando nos referimos a personagens da cultura pop. Quando alguém fala que não gosta de adaptações para o cinema por elas não se parecerem com os quadrinhos acho estranho. Nem os quadrinhos se parecem com os quadrinhos.

No caso do Scooby Doo não é diferente. Aquilo que nossas lembranças dizem que é original vai depender de quais reprises você viu.

Scooby Doo, Where Are you! conhecido no Brasil por Scooby Doo, cadê você? ou simplesmente Scooby Doo. É primeira aparição dos personagens que praticamente todos conhecem, foi ao ar em 13 de setembro de 1969. Sim, tudo isso, 45 anos. e durou duas temporada, mas isso também é complicado. A segunda temporada acabou em 31 de outubro de 1970. Mas uma terceira temporada começou a ser exibida em 9 de setembro de 1978, outros desenhos do Scooby Doo já tinham estreado nesse intervalo.

Se isso deve ser complicado para a molecada norte americana, imagina para nós das terras da reprise fora de sequência. A TV brasileira não tinha preocupação com cronologia e nem com o que se estava assistindo. O conceito de temporada é novo para os brasileiros, mais ou menos uns 10 anos. Antes só os caras que perdem a vida escrevendo sobre Scooby Doo sabiam disso.

A série teve 25 episódios e quando voltou mais 16, totalizando 41 episódios. Foi uma produção da Hanna Barbera encomendada pela CBS. Os executivos da CBS queriam um show bem humorado e sem violência para as manhãs de sábado.

A história todos já conhecem, um grupo de 4 jovens metidos a detetives e um cachorro falante, mas aparentemente não existe um consenso de animais falantes em Scooby Doo. (sim, estou procurando lógica em um desenho de 1969 [sou tão patético assim]). Esse grupo viaja em uma van chamada máquina do mistério, com toda aquela cara de hippie. Os vilões, sempre são criaturas supostamente sobrenaturais, mas são desmascaras no final, sempre é gente disfarçada com máscaras. Sempre fumaça e espelhos e os truques são explicados pelo grupo. O ponto alto são os planos mirabolantes para prender os supostos monstros e fantasmas.

Revendo agora, é bom, é um tanto datado, mas longe de ser um problema. A animação é boa, a trilha sonora é bem marcante e todo mundo deve lembrar dela. Os personagens são ótimos. Tudo funciona, para novas ou antigas audiências. Fácil de achar em qualquer lugar.

Este é o segundo post sobre Scooby Doo, você pode ler o primeiro aqui: http://pararobo.blogspot.com.br/2014/04/scooby-doo-e-os-13-fantasmas.html

Abertura:

Você deve estar se perguntando: Cadê a música?
Só a partir da segunda temporada:


Curiosidade: O nome verdadeiro do Salsicha ( Shaggy no original) é Norville  Rogers. 

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scooby-Doo,_Where_Are_You!
http://www.imdb.com/title/tt0063950/?ref_=ttep_ep_tt
http://en.wikipedia.org/wiki/Scooby-Doo,_Where_Are_You!
http://scoobydoo.wikia.com/wiki/Scooby-Doo,_Where_Are_You!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...