terça-feira, 1 de abril de 2014

Boimate


Como é primeiro de abril, vamos recordar um dos casos mais engraçados e tristes da divulgação científica brasileira.

Não é segredo pra ninguém que divulgação científica é um problema, ainda mais quando a missão cabe a repórteres que não são preparados para isso. Nesses casos, erros fatuais como a descoberta de um segundo sol no sistema solar, (coisa da Globo News) até jornalistas dando barrigada por acreditarem em reportagens de primeiro de abril de periódicos científicos.

Em 1 de abril de 1983, a New Science da Inglaterra, publicou uma matéria dizendo que dois cientistas búlgaros tinha cruzado os genes de tomates com bois, produzindo assim, o primeiro hibrido animal-vegetal. Os nomes dos cientistas eram  Barry McDonald e William Wimpey (referências às redes de lanchonetes McDonald's e Wimpy). A Veja, em 27 de abril do mesmo ano publicou a matéria como verdadeira, incluiu um infográfico e até sugeriu esta pérola: Um tomate que já se colha um bife com molho.

A matéria foi desmentida pelo Estado de São Paulo, em 26 de junho de 1983. 2 meses para se decifrar o que parece uma brincadeira obvia. Mas em um mondo onde a ciência e o conhecimento diário estavam tão distantes, e no pré internet, dá pra se entender como algo tão absurdo durou tanto tempo.

Talvez, hoje em dia, se sair por aí, falando de boimate, muita gente acreditaria. Não é muito diferente das pragas que percorrem o facebook hoje em dia.

Links:
http://www.humornaciencia.com.br/noticias/boimate.htm
http://veja.abril.com.br/30anos/p_114.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boimate
http://tavernafimdomundo.com/2009/04/01/boimate-para-lembrar-como-e-feito-jornalismo-de-qualidade/

ps: Um post falando do boimate e da Veja sem atacar a veja de revista tucana, de direita, capitalista ou qualquer outro cliché do tipo. Se alguém lesse esse blog eu seria bastante xingado por isso. Mesmo que em momento algum eu defenda a revista.

E para aproveitar a data, escutem Masked Marauder, aquela banda que não tinha John, Paul, Dylan e Jagger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...