sábado, 1 de fevereiro de 2014

Forças Armadas - Soldadinhos da Gulliver


Semana dos Brinquedos legais 6 de 7 
 Forças Armadas, ou soldadinhos, como todo mundo chamava, era só isso, bonecos de plásticos de personagens da segunda guerra mundial. Criados pela Artfix e fabricados no Brasil pela Gulliver, foram por muito tempo meus brinquedos preferidos. Eram 3 exércitos, ou 4, Americano, japonês e alemão, o exercito brasileiro, pelo que lembro, era idêntico ao americano.

Até o fim dos anos 90 eram encontrados, em cores esdrúxulas, mas mesmo assim encontráveis, esse é um dos brinquedos que mais me arrependo de ter dado, tinha uma bela coleção de soldadinhos, entre outras figuras rígidas de plástico.

Um que lembro bem de ter ganho foi o exército alemão, foi numa páscoa. Minha mãe fazia os ovos de páscoa em casa, e rolou uma falha crítica na hora de desenformar os bombons, sem mais forminhas (destruídas) e sem tempo recheou os ovos com soldadinhos, meu, do meu irmão e do meu primo. O meu ovo eu lembro nitidamente dos soldados alemães, do meu primo também, do meu irmão eu não consigo lembrar qual exército era (ou se eram mesmo soldadinhos).

Enquanto pesquisava descobri que a Gullver relançou esses bonecos em 2011, aparentemente e minúscula escala, mas acredito que possa encontrar alguns para comprar por aí, ficariam ótimos no meu mostruário, onde, junto de outros colecionáveis está apenas um soldado alemão, e a versão fofinha da Disney, do Toy Story.

Para mais:

6 comentários:

  1. Salve.
    Obrigado pela citação...
    Não consigo fazer postagens muito regulares, mas... Dei uma atualizada...
    http://mundominiaturapr.blogspot.com.br/2014/06/soldadinhos-132-forcas-armadas-japoneses.html
    http://mundominiaturapr.blogspot.com.br/2014/06/soldadinhos-132-forcas-armadas_30.html
    Estou com uma certa dificuldade para identificar alguns dos alemães... (que são Atlantic e Airfix, na maioria, mas tem dois ou três sem correspondentes...)

    Obrigado também pelos links da chocolândia.
    Você coloca coisas no 4shared? Se quiser te envio um ou outro gibi do D´Artagnan (Dartacão) digitalizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a Gulliver produziu esses soldadinhos sem autorização (bootlegs) reunindo três fabricantes no seu set, airfix, atlantic e MATCHBOX

      Excluir
  2. Olá. Boa lembrança! ainda tenho os meus que ganhei no dia do jogo do Brasil com a Italia na copa de 1983 , foi o dia que ganhei o meus soldadinhos alemães, 12 soldados, perdi alguns ao longo de 30 anos e ainda repus no inicio de 1990. Ainda hoje estão comigo.

    ResponderExcluir
  3. Fui e sou apaixonado pelo meus soldadinhos Gulliver. Tenho um verdadeiro exército aqui em casa!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...