sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ed Mort


Semana dos detetives particulares 5 de 7

Em uma semana de detetives particulares da cultura pop não poderia faltar o nosso artigo nacional. Ed Mort. Criado por Luís Fernando Verissímo e adaptado para várias mídias, encarnado por 3 atores diferentes (tudo bem que acabei de descobrir da sobre a série da multishow), é um exemplo típico do detetive particular no melhor exemplo noir, mesmo que seja uma sátira.

Ed Mort é um personagem criado por Luís Fernando Veríssimo em 1979 como paródia das histórias norte-americanas de detetives, principalmente as de Dashiell Hammett e Raymond Chandler. É um detetive particular trapalhão e sempre sem dinheiro, que se mete em todo o tipo de encrencas. Ele divide seu espaço - um escritório em Copacabana, que ele chama apenas de "escri" porque é muito pequeno - com 117 baratas e um rato albino chamado Voltaire. (é da wikipedia mesmo [descaradamente]).

Foram 17 histórias pelo Verissímo, tiras em quadrinhos pelo Miguel Paiva, compilados em 5 volumes, um filme em 1997, estrelado por Paulo Betti, um especial para TV com Luís Fernando Guimarães em 1993 e uma série de 13 episódios em 2011.

Eu já li, acredito eu, 6 ou 7 histórias do Ed Mort, lembro vagamente de ter visto o filme, provavelmente peguei pela metade (darei uma chance a ele) e lembro bastante do especial para TV (reverei se tiver a chance).

O filme é achável para download ou direto no youtube (está razoável), a série de 2011 também. O especial de 1993 parece que se liquefez, não achei aonde baixar, assistir ou comprar.

Eu vi o primeiro episódio da série para escrever esse post, não achei grande coisa, o protagonista é passável, as piadas com os chineses poderia funcionar nos anos 80, mas para 2011 soa um tanto quanto racista.

http://multishow.globo.com/Ed-Mort/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ed_Mort

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...