segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Clube do Capitão Aza

Semana dos capitães 1 de 7


Essa é uma postagem indireta, tenho memórias do Capitão Aza, mas não são diretas obviamente. Eu vi o Clube do Capitão Aza no excelente Top TV.

Capitão Aza era um personagem inspirado no capitão aviador Adalberto Azambuja, conhecido como Capitão Aza. Transmitido pela Tupi de 1966 até 1979, Wilson Vasconcelos Vianna interpretou o capitão das forças armadas infantis. Capitão Aza passava os valores da época, como civilidade, respeito aos mais velhos e estudar, até os prêmios eram lições de moral, davam cadernetas de poupança para as crianças que venciam as gincanas.

Como os programas atuais infantis, o Clube do Capitão Aza passava desenhos, ícones que foram transmitidos no programa foram Speed Racer, seriado do Batman e da ne é um  Gênio e os desenhos desanimados da Marvel.

Poderia escrever sobre a propaganda política que talvez esse programa fosse na época da ditadura militar ou ir no caminho inverso e dizer como os programas eram melhores antigamente, mais inocentes. Mas tudo isso parece bobagem para mim. O importante é que o Capitão Aza foi importante para uma geração de crianças, significava ao mais para elas, como depois vieram outros programas com apresentadores, que bem ou mal, representaram alguma coisa. Se apresentava bobagens, como tantos outros que cresci assistindo apresentavam, tudo bem, a chave da coisa toda é que a gente cresce e aprende a não acreditar em bobagens. TV não é babá, nunca foi, mas é incrivelmente interessante, usem com sabedoria.

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_aza
http://mutantexis.wordpress.com/2011/05/11/nas-asas-do-capitao-aza/
http://desmanipulador.blogspot.com.br/2012/07/capitao-aza-biografia.html
http://alcateiaseries.blogspot.com.br/2010/01/todo-domingo-vamos-botar-aqui-no.html
http://entropia.blog.br/2006/06/12/capitao-aza-ou-capitao-furacao/

Especial do Capitão Aza
]

Tema de Abertura



Trecho do programa


Compilação de montagem do PH (outrora locutor e redator do TopTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...