sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Você realmente tem direito de criticar o gosto alheio?




Fato 1.

Deparei-me com essa imagem no facebook:



No texto colocado na imagem está implícito que quem gosta do tal garoto supracitado não entende nada de música e aprendeu alguma coisa procurando ele aonde existe músicos de verdade. De fato essa imagem coloca ai muito dos músicos que eu gosto, é uma boa imagem também. 15 segundos de google para descobrir que essa é a capa da Revolver de novembro de 2011.






Fato 2.


Meses atrás me deparei com uma foto no tumblr de uma garota que tinha tatuado um desenho da Lady Gaga no antebraço, um tipo de rosto estilizado. Não salvei a imagem e muito menos vou procura-la. Você pode pensar: que coisa idiota! Ela vai se arrepender e todas essas coisas que costumam seguir tal ato. O depoimento dela, junto a foto, dizia sobre como a vida dela estava uma bagunça, como ela esteve prestes a desabar, seus pais morreram em um acidente, ela, com uns 18 anos (se não me engano, era jovem, isso é certeza), encontrou forças num ídolo, no caso na Lady Gaga.


Fato 3.


Alguém que eu conheço disse ter descoberto a felicidade com um desses caras de autoajuda, acho que era um vídeo, palestra ou algo do tipo. Era uma cópia pirata da palestra do cara, então melhor ainda, o picareta nem ganhou uns trocados com isso. Minha mãe questionou mais tarde porque eu não falei nada a respeito para ela da tremenda bobagem que era aquilo. Minha resposta foi que se ela precisa daquilo pra levantar da cama de manhã e não a está causando mal qual seria o meu direito de arruinar isso.



O que esses 3 casos tem em comum? Ídolos, sim todos eles tratam de ídolos que inspiram alguém em algum momento da vida, e no direito que nós nos damos, mas não temos, de implicar com os ídolos dos outros. (entenda que numa situação de risco é diferente, se fulano acha que chazinho vai curar a tuberculose dele qualquer um tem a obrigação moral de acabar com essa crença imbecil e levar o idiota para o hospital).


No fato 1 é obviamente uma questão de gosto, gosto de A e não gosto de B, então quem gosta de B é feio, bobo e tem cara de mamão. Não é bem assim, Quem gosta de B tem uma história diferente da sua, se identifica com coisas diferentes, só isso.


No fato 2 e 3. Ídolos são para inspirar, e o que torna alguém um ídolo é quem vê (estou usando a palavra ídolo em um significado mais restrito, não tenho a mínima ideia se está etimologicamente correta) . Se para a garota Lady Gaga serviu pra ela sair do buraco, legal! Quem sou eu para julgar isso. Tive coragem de tomar uma das decisões mais importantes que tive em 2011 depois de ler uns twitts da Amanda Palmer. O que torna minha inspiração melhor que da garota? Nada. Seja Buda, Doctor Who, Neil Gaiman, Jesus, Capitão América, Britney Spears, Cindy Lauper, Deus, Thor... Não importa, importa o significado para você. Joseph Campbell e Gerard Jones explicam isso muito melhor e com mais propriedade que eu.


E Guilty pleasure todo mundo tem, todo mundo gosta de alguma música, filme, série etc que sabe que é ruim, mas gosta.

2 comentários:

  1. Boa, Rogério! É um assunto muito delicado para se discutir. Na minha opinião, gostei muito do texto, mas acho que o título poderia ser diferente. Respondendo sua pergunta inicial, eu tenho o direito de criticar o gosto alheio! O que eu não posso fazer é passar dos limites com isso. Por exemplo, uma pessoa tem o direito de falar que pagode é um lixo, mas não pode me impedir de tocá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não assimilou muito bem.
      Quando se trata do humano dificilmente há um certo ou errado, feio ou belo. Antes de qualificar é mais importante se perguntar o que tanto te incomoda nisso, e nem sempre a resposta é objetiva, pode ser tanta coisa... projeção, associação, preconceito, ideologia ou cisma mesmo ("não conheço e vou torcer o nariz"). Quem é que sabe? Mas antes de abrir a boca é sempre sábio olhar pra dentro, aquele que olha pra dentro acorda.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...