quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vídeo do discurso que Neil Gaiman fez para os formandos da University of the Arts, na Filadelfia, Estados Unidos.



Não é exatamente novidade, esse discurso foi feito a mais de um mês atrás, mas só hoje que tive tempo de vê-lo na íntegra e postar algo sobre ele. O vídeo acima tem legendas (precisam ser ligadas). Neil Gaiman fala aos formandos da university of Arts da Filadélfia, turma de 2012.

Se quiser a versão transcrita tem aqui no blog do Marcelo Deldebbio. A tradução não é das melhores, mas nada do contexto se perde.

Para uma versão de bolso, aqui está o original da openculture.com

Abaixo a minha tradução. (90% google tradutor, 10% eu)

1- Aproveite o fato de que você é jovem. Aceite que você não sabe o que está fazendo. E não dê ouvidos a quem diz que há regras e limites.

2- Se você sabe a sua vocação, vá lá. Fique na pista. Mantenha-se movendo em direção a ela, mesmo que o processo leve tempo e requeira sacrifício.

3- Aprenda a aceitar o fracasso. Sei que as coisas vão dar errado. Então, quando as coisas dão certo, você provavelmente vai se sentir como uma fraude. É normal.

4- Cometa erros, gloriosos e fantástico. Isso significa que você está lá fora tentando fazer as coisas.

5- Quando a vida fica difícil, como inevitavelmente, fazça boa arte. Basta fazer boa arte.

6- Faça a sua própria arte, o que significa a arte que reflete a sua individualidade e visão pessoal.

7- Agora uma dica prática. Você começa o trabalho freelance se o seu trabalho é bom, se você é fácil de se conviver, e se você está no prazo. Na verdade você não precisa de todos os três. Apenas dois.

8- Aproveite o passeio, não se preocupe todo o caminho. Stephen King deu esse conselho a Neil anos atrás.

9- Seja sábio ao realizar as coisas em sua carreira. Se você tiver problemas para começar, finja que você é alguém que é sábio, que possa fazer as coisas. Isso vai ajudá-lo.

10- Deixe o mundo mais interessante do que era antes.

Esse texto veio em boa hora para mim. Estou terminando o primeiro semestre de educação artística, pensava eu, nos próximos 5 semestres, que só me formarei em 2014, em cada coisa que pode dar errado. Coisas demais para se pensar. Seguindo o conselho de Neil Gaiman resolvi desencanar das preocupações e da pressa, escrever esse post, aumentar o som do Vermillion Lies e dar um grande gole no meu chá gelado. Allons-y!

Um comentário:

  1. Esse discurso é muito foda! Também gostei bagarái do discurso de Steve Jobs. A única coisa que me incomoda um pouco é o fato de pessoas que não fizeram faculdade (Steve e Neil)serem aquelas que fazem um discurso fodástico. Acho que a universidade perde um pouco a credibilidade com isso.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...