quinta-feira, 8 de março de 2012

Machismo velado


Era bem cedo, como todos os dias, eu me preparava para ir trabalhar. Busão, planejamento escolar, nada fora do comum. E em uma rádio aqui de Jundiaí um locutor qualquer dizia sua homenagem ao dia internacional da mulher. Vários de meus amigos já me falaram que eu não relaxo, que eu presto atenção demais em tudo e implico com o que está a minha volta. Pode ser, pode até ser que eu seja um cínico com alma morta e coração de pedra. O fato é que o narrador disse mais ou menos o seguinte:

A frase toda eu não lembro mas as partes que me irritaram foram essas:
"Parabéns mulher... pelo seu dia... carinhosa, atenciosa, dedicada, desapegada."

Sério? quer dizer, sério mesmo que um imbecil é pago pra dizer isso em pleno 2012?
Tudo bem, não são xingamentos, são até qualidades. Mas nesse contexto eu só consigo lembrar da mulher do comercial de miojo (Não achei o tal comercial da Maria fazendo miojo para o Zé que não queria ovo frito). Vamos dissecar:

Parabéns mulher: Parabéns pelo que? Por ser mulher? isso é no mínimo idiota, eu sou homem por acidente genético, eram 50% de chances da concepção, na sua também, e de todos mundo no planeta. Nascer homem ou mulher não é motivo de nada, nem de orgulho nem de vergonha. É só aleatório. Talvez seja parabéns pelo seu dia... ai piorou, O dia internacional da mulher não é uma data a ser comemorada, é um dia de luta. Espero mesmo que no futuro se torne um dia de lembrar todas as conquistas e comemorar, e espero que isso aconteça no futuro mais breve possível. No momento é um dia de luta e acho que ninguém, nem homem e nem mulher deveria esquecer isso.

Carinhosa, atenciosa:Sim, carinhosa, como carinhoso é um elogio, mas faz favor né? Hoje, no dia internacional da mulher você tem que usar um esteriótipo desses? Pensando a respeito fica estranho. É um parabéns para todas as mulheres por que elas são carinhosas e atenciosas? Isso é muito estereotipado, ou é um parabéns apenas para as mulheres carinhosas e atenciosas? Piorou né. Ou só as mulheres carinhosas e atenciosas são mulheres de verdade? Só piora. E quem diabos é carinhoso e atencioso o tempo todo? nem homens, nem mulheres. Se você cobrar carinho e atenciosidade o tempo todo de uma mulher você é um idiota, e se você mulher acha que tem que corresponder a essa expectativa maluca você tem valores a serem repensados.


Dedicada: PQP! dedicada? sério? Dedicação é uma coisa legal, na medida certa e dentro do razoável. E vale para qualquer um homem ou mulher. Mas poxa, dedicação está tão ligado a submissão que colocar isso como característica intrínseca de mulher no dia internacional da mulher é um combo de machismo.

E para terminar o meu favorito:

Desapegada: hahahah, então a tal mulher homenageada além de carinhosa, atenciosa, dedicada ela ainda faz todas as vontades do seu homem, abre mão de suas vontades a favor do seu marido e sua família.

Se eu estivesse falando de um machista legítimo, declarado, daqueles que chama a mulher de pilota de fogão eu não me sentiria tão incomodado, nós temos defesas intelectuais contra isso. Mas quando a coisa vem em forma de elogio e homenagem fica bem mais difícil de lutar contra esse discurso machista e reacionário.

Relacionado:

Colhi algumas coisas pela internet que valem a pena:

Contraditorium: Desculpem Amélias mas Lydia que era mulher de verdade.
Post de 2008 sobre Lydia Litvyak.

Escreva Lola Escreva. Até esse momento não estava postado o texto desse ano sobre o dia internacional da mulher, mas logo estará. de qualquer forma os textos do blog são ótimos.

Cristiane Mofatto mandou muito bem nesse seu post no facebook.

Cynthia Semíramis Escreve sobre feminismo e direitos humanos. O texto de 2008 está excelente, aproveite também para ler o texto de 2007. O blog todo é muito bom.

Não é por acaso que quando eu desenhava a série Asas quase sempre eu desenhava mulheres. É muito mais cobrado das mulheres em nossa sociedade que se encaixem e se submetam.

Um comentário:

  1. excelente texto!

    só para complementar, mais alguns blogs:

    O mulher alternativa: de uma colega:
    http://www.mulheralternativa.net/

    e o grupo de blogueiras feministas
    http://blogueirasfeministas.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...