sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Superheroes (2011)

O documentário que foi ao ar na ultima segunda feira (8/8). este documentário conta a história de alguns dos super heróis da vida real espalhados pelos EUA. Real Life Superheroes é um movimento que tem crescido nos últimos anos onde pessoas criam seus uniformes de herói, escolhem um nome legal e saem pelas ruas com a ideia de fazer o bem. o fazer o bem vai desde percorrer as ruas atrás de criminosos como assistencialismo a mendigos.

trailer:

Eu esperei ansiosamente este documentário desde que vi a primeira notícia sobre ele, e procurei no google cada dia depois que passou na HBO (ele foi postado ontem a noite) e assiste hoje. 

eu ainda me impressiono quando consigo ver um documentário sobre algo tão recente. Quem tem mais ou menos a minha idade passou boa parte da vida vendo documentários e reportagens de assuntos consagrados ou antigos. é mais ou menos como se você passasse a vida toda só lendo a Veja e assistindo ao Globo Repórter.

Sobre o documentário: Sem um narrador ou muito didatismo, toda informação é direta dos próprios super heróis o que na minha opinião só melhorou a coisa como um todo. Não existem conclusões do entrevistador, nem julgamento de valores, não declarado pelo menos pois a montagem e as músicas deixam bem claro que Michael Barnett o diretor e tudo mais desse documentário deixa transparecer o quanto ele apoia e gosta essa iniciativa. As narrações das patrulhas e passado dos entrevistados em forma de histórias em quadrinhos ficaram ótimas. A trilha sonora encaixou perfeitamente. E os entrevistados que deram opiniões sobre esse movimento foram poucos mas bem medidos, foi um show a parte Stan Lee falando sobre o assunto. 

Sobre o movimento Real Life Superheroes:
Eu defini um pouco mais a minha opinião e comecei a entender qual é a desses caras. Vê-los contando as suas próprias histórias, suas motivações e desejos é bem diferente de só ver seus comentários no facebook e suas fotos de uniforme. Não tem como não gostar dessas pessoas, me emocionei com a NYI patrulhando as ruas de Nova York, com Extreme Justice treinando duro, com Life checando se os mendigos estavam bem, e com um bando deles entrando em um parque a noite com um megafone gritando oas traficantes que deixassem a área. 

Meus sentimentos sobre Real Life Superheroes continuam ambíguos. Ao mesmo tempo que vestir um uniforme e patrulhar as ruas ão me parece uma boa ideia viver em um mundo onde eu sei que isso existe me deixa mais feliz. depois desse documentário eu conheço mais as pessoas que fazem parte desse movimento do que entender o movimento em si. eu gostei deles, de cada um deles, dos mais preparados aos mais malucos. Espero que consigam cumprir seu objetivo de diminuir a apatia do mundo. E espero mais ainda que tais pessoas não se machuquem fazendo isso, deu para perceber no documentário que os riscos não são pequenos. 

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...