segunda-feira, 4 de julho de 2011

Heróis: Real Life Super Heroes


Começando a tal prometida sessão Heróis. Eu pensei em começar com um heroísmo incontestável, mas o desejo e a curiosidade me levaram para outro caminho, então começo com uma dúvida.

Real Life Super Heroes são grupos de vigilantes que começam a aparecer em algumas cidades como Seattle, Nova York nos EUA e   Birmingham na Inglaterra. Eles se dividem em grupos, usam armas de defesa pessoal não ilegais e tem a proposta de proteger os inocentes em perigo. Suas vestes são como uniformes de histórias em quadrinhos, só que muito mais funcionais na maioria dos casos.

as informações são escassas sobre esses heróis, algumas vem do jornalismo e outras dos depoimentos dos próprios. De concreto o que tais vigilantes fazem é difícil dizer. Um caso bem noticiado foi o de Phoenix dos Rain City de Seattle que impediu um roubo de carro. Outros casos são ditos pelos próprios membros dos grupos, como impedir um estupro, espancamentos, roubos e venda de alcool para menores de idade.

No geral eles mantém suas identidades secretas, mesmo não sendo uma atividade ilegal. Segundo um integrante do New York Initiative intitulado Samaritan Prime em entrevista dada ao BBc: "Se você se transforma em um símbolo sem nome, pode representar muito mais do que apenas uma pessoa". Aqui na integra, tradução do Estadão.

Os grupos são:

New York Initiative:

Agem em South Bronx Projects, Nova York. 
Seus membros são: Nitro, Zero, Samaritan Prime, Short Cut, Deaths Head Moth e Battlestar.
Feitos: Já impediram estupro, depararam com brigas de bêbados, violência doméstica e ultimamente protegem as prostitutas, e dão aulas de defesa pessoal e uso de armas improvisadas para quem quiser.



Rain City Super Hero Moviment:
Agem em Seattle. Provavelmente são o primeiro grupo a surgir. 
Seus membros são: Thorn, Buster Doe, Green Reaper, Gemini, No Name, Catastrophe, Thunder 88, Red Dragon, Penelope and Phoenix Jones.
Seu lider é Phoenix Jones. 
Feitos: Phoenix Jones já impediu um roubo de carro (com testemunhas) outros feitos como impedir mendigos de serem esfaqueados, lutarem contra skin heads e salvar uma vítima de traficantes. 

Vídeo sobre Phoenix Jones e como ele impediu um roubo de carro:



Outros heróis são:

Statesman:

Luta boxe, é executivo de um banco, já impediu assaltos e prender um traficante. Age em Birmingham, Inglaterra. Tem 26 anos. 

***
São muitos outros  super heróis da vida real que estão sendo relatados em notícias de jornal ou aparecendo pela internet. Eles ficarão para um segundo post.

Eu não consigo formar uma opinião sobre essa iniciativa, por um lado parecem um bando de garotos que como eu cresceram vendo seus heróis em filmes e quadrinhos e sentem esse vazio e inutilidade tão presentes nessa geração. Talvez sejam apenas isso, garotos bobos brincando de super heróis, até que como as mães costumam dizer: Até que alguém se machuque sério e pare com essa brincadeira. 

Por outro lado é alguma coisa, eu não consigo deixar de achar isso tudo muito legal. Criticam as roupas e estilos dos Super Heróis da Vida Real, eu gosto, e também para a tal mulher que foi salva de um estupro que diferença faz se quem a salvou usava uma máscara e capa ou uma camisa? 

Eu não sei se ajudam, aparentemente sim, e espero que sim. Eu quero acreditar que uma iniciativa dessas faça alguma diferença, signifique alguma coisa. Isso daria significado para muita coisa, algum tipo de inspiração e esperança em ver alguns caras colocando máscaras e agindo para melhorar a sociedade. Pode ser só meu lado adolescente falando, uma ilusão besta que deveria ter morrido com meus já um tanto passados 20 anos mas eu me sinto de alguma maneira melhor por existirem esses vigilantes. O mundo parece menos chato. Eu acho acredito que compartilho com eles e tantos outros o desejo que essa iniciativa faça mesmo a diferença. Espero que tudo corra bem paa quem sai de máscaras pelas ruas fazendo o que acredita ou só jogando um jogo de criança com consequências reais. talvez nem exista diferença entre essas duas. 

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...