sábado, 19 de março de 2011

Mutantes e Malfeitores

O que é: RPG sobre super heróis que usa o sistema D20 criado por Steven Kenson em 2002 e publicado no Brasil pela Jambo Editora em 2010.

Eu soube do Mutantes e Malfeitores pelas notícias em sites especializados e não dei muita atenção, mesmo adorando histórias de super heróis (sempre li quadrinhos) e meu gênero preferido para mestrar é o de supers.(gosto dos outros gêneros também). Mas já estava bem acostumado com o gurps supers e principalmente com o Hero System (Champions[que continua sendo o meu favorito]) e como nunca fui muito fã de D20 system nem dei bola pro pobre M&M (O RPG, não o chocolate).

Mas só foi colocar as maõs numa edição de mutantes e malfeitopes e sentir aquele gosto da Era de Prata pra me convencer a mestrar esse sistema.

As rolagens são simples e bem diferentes (principalmente o dano) de outros sistemas, o que levou alguns combates pra acostumar. A criação de personagem é bem fácil para um sistema supers, continua complicado, mas é um dos mais simples do Gênero. Na média dá pra se fazer um personagem bem feito em uma hora, no Gurps Supers levava em média um pouco mais que isso quando se passava dos 750 pontos, e no Champions um personagem não fica pronto com menos de 2 horas e uma boa calculadora.

A primeira aventura foi legal, meio tutorial, meio truncada, mas acredito eu que empolgou todos os jogadores para mais. ainda faltam muitas regras para serem exploradas em jogo, como todas as vantagens dos pontos heróicos ou esforço extra. A variabilidade de personagens e a customização são grandes, até onde percebi não chega ao ponto absurdo do Champions, mas passa em muito o Gurps Supers sem precisar de tantas regras específicas.

Recomendo pra quem gosta do gênero, é muito mais simples de aprender que seus dois irmaos mais velhos citados aqui e tem aquele jeitão de RPG mais moderno com menos tabelas e mais livre.

Links:
wikipedia
página oficial norte americana
MM Brasil
download: livro básico       ficha completável (by NitroDungeon)   Freedom City (via Dragão Banguela)

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...